segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Review: Banda Uó - Me Emoldurei de Presente pra Te Ter

Por Gabriel Albuquerque

Desde que surgiu, em meados dos 80, no estado do Pará, o tecnobrega é execrado pela crítica e motivo de chacota para a maioria do público que não fosse do norte do país. O gênero, capitaneado pela banda Calypso, do casal Joelma e Chimbinha, era visto como música para os desprovidos de senso crítico, bom gosto e até inteligência.

Formada em Goiânia, a Banda Uó vêm mudando essa realidade. O trio composto por Davi Sabbag; Mateus Carrilho e Mel Gonçalves mistura o difamado gênero com doses de música pop radiofônicas internacionais. As músicas ''Não Quero Saber'', ''Foi Você Quem Trouxe'' e ''Louca Paixão'', tem as mesmas bases rítmicas de ''Teenage Dream'' (Katy Perry), ''I Wanna Know What Love Is'' (original do Foreigner, mas reciclada recentemente por Mariah Carey) e ''S&M'', respectivamente. Grandes hits do ''teen pop'' que foram tocadas à exaustão nas rádios do Brasil e do mundo.

A mistura, nomeada por eles mesmo de electrobrega, agradou. O combo recebeu elogios de conceituados blogs de música, nacionais e gringos, além de ter caído no gosto dos pós-adolescentes alternativos/indies, que vêm na Banda Uó uma música feita especialmente para ''se acabar de dancar'', como comentou um fã no Twitter. E mais recentemente, a banda encerrou a prestigiada premiacao do Video Music Brasil, realizada pela MTV.

Em tese, dar uma abordagem mais pop ao tecnobrega de fato merece comentários elogiosos. Mas ao ouvir Me Emoldurei de Presente Pra Te Ter, o EP da Banda Uó, disponibilizado gratuitamente na web, percebe-se que a ideia não deveria ter saído do papel. A Banda Uó encorpora o que há de pior de ambos os lados. As letras são baixas e pavorosas. ''Esse homem veio e te fez cega / tirou tudo que tu tinha / tirou até tuas pregas [...] como prova de amor / só deixou tua bunda quente'', é o que diz ''Shake de Amor'', cujo video clipe (assista no final desse post) já ultrapassa a marca de 400 mil visualizacões. Mas pior que as letras é o som irritante dos teclados, como alguém que cutuca as costas sem parar. Em outros momentos, a sensacão é que se ouve uma compilacao de musicas de video games dos anos 80.

No fim das contas, a diferença entre a Banda Uó e as atrocidades musicais do tecnobrega paraense é praticamente nula - até porque estes últimos também já vêm ecoando o som do pop radiofonico com versões aportuguesadas. Por algum motivo, a Banda Uó se transformou nesse hype de crítica e público (algo moderno, descolado; a última moda), mas pode ter certeza que esse motivo não tem relação alguma com qualidade artística e musical.




Nota 2


Tracklist:

1. Shake de Amor
2. Não Quero Saber
3. O Gosto Amargo do Perfume
4. Foi Você Quem Trouxe
5. Louca Paixão

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More