quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Álbum da Semana: Fool For The City - Foghat

Mais conhecido entre os jovens apenas pelo hit "Slow Ride", que está presente na terceira versão do jogo Guitar Hero, o Foghat é bastante cultuado entre os apreciadores do hard rock setentista. A banda foi formada em 1971, na Inglaterra, por três ex-integrantes do Savoy Brown (o vocalista Lonesome Dave Peverett, o baixista Tony Stevens e o baterista Roger Earl) e pelo guitarrista Rod Price. A banda teve o seu ápice na metade dos anos 70, e seus lançamentos ganhavam constantemente discos de ouro e platina, o que é algo louvável, pois conseguiram se sobressair no cenário mundial na época em que dinossauros sagrados como Led Zeppelin e Black Sabbath ainda caminhavam sobre a terra, e no seu auge criativo.

A banda faz um som bem enraizado nos compassos simples e cadenciados do boogie. Mas apesar de sua raíz blueseira, a banda estava longe de ser purista, e misturava o boogie ao hard rock da época e também a um pouco de soul e funk, resultando num som cativante e acessível até mesmo aos não iniciados no gênero, o que a diferenciava das demais. Lonesome Dave era sempre forte nos vocais, e a cozinha era bem dinâmica, e se preocupava em dar diferentes levadas à uma mesma música. Outro diferencial da banda era o talentoso guitarrista Rod Price, com os seus inspirados solos na slide-guitar, que se tornaram uma característica marcante no som do Foghat.

Fool For The City é o quinto álbum da banda, lançado em 1975, e contém o mega hit e maior sucesso do grupo, "Slow Ride". Mas o disco tem muito mais a oferecer do que apenas essa faixa. A clássica "Terraplane Blues", do lendário bluesman Robert Johnson, ganha uma versão arrasadora, com uma performance incrível de Rod Price e Lonesome Dave, bem como a blues ballad "My Babe", do duo americano Righteous Brothers. Outro destaque é a sensual semi-balada "Take It Or Leave It", além da infecciosa faixa-título, que abre o álbum com toda energia.


Este é apenas mais um álbum dentre outros excelentes da discografia da banda, mas é um bom ponto de partida para os que ainda não a conhecem. Uma excelente pedida para quem gosta de um bom hard rock clássico.


Download

Tracklist:
1. Fool for the City
2. My Babe
3. Slow Ride
4. Terraplane Blues
5. Save Your Loving (For Me)
6. Drive Me Home
7. Take It or Leave It

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More