terça-feira, 29 de novembro de 2011

Álbum da Semana: Victims Of The Modern Age - Star One

O nome de Arjen Anthony Lucassen dispensa maiores apresentações, pois ficou bastante conhecido no cenário metálico depois do disco The Final Experiment, a frente do projeto Ayreon, que surpreendeu por sua incrível generalidade musical. A partir desse disco o nome de Arjen ganhou força, e isso refletiu nos seus discos seguintes, que agora contavam com participações de nomes cada vez maiores dentro do metal, como Bruce Dickinson, Floor Jansen, Tobias Sammet, Derek Sherinian, Jorn Lande, Mikael Åkerfeldt, Michael Romeo, Sharon Den Adel, entre outros. Desde então o músico coleciona projetos, e dentre eles se destacam o Guilt Machine e o Stream Of Passion - que agora caminha com suas próprias pernas - além do Star One, tema deste post.

O Star One estreou em 2002 com o disco Space Metal, totalmente baseado em histórias de ficção científica - tema pelo qual Arjen evidencia sua admiração em seu projetos. Desde o seu nome, que deriva de uma série do gênero dos anos 70/80 chamada Blake's 7, até suas músicas, todas baseadas em filmes e séries também do gênero. A banda ficou 8 anos sem gravar um full-lenght, até o ano passado, quando Victims Of The Modern Age foi lançado.

O disco segue a mesma temática do anterior, mas dessa vez Arjen recorre também à fantasia de clássicos como "Laranja Mecânica" (Victims Of The Modern Age) e "Doze Macacos" (Cassandra Complex). Para o disco o músico conta novamente com nada menos que Russel Allen, Floor Jensen, Damian Wilson e Dan Swanö no vocais, nomes que por si só já atraem grande interesse. Mais do que isso, garantem ao disco um show na parte vocal. Ed Warby (bateria), Peter Vink (baixo), Joost Van Den Broek (teclado solo) e Gary Wehrkamp (guitarra solo) também permaneceram na banda, e dão ao vocalistas uma base instrumental muito bem equilibrada e uma atmosfera espacial e sombria, além de bons momentos isolados, como os riffs verdadeiramente matadores de Wehrbank e os solos alucinantes de Joost Van Den Broek. Alie isso a maturidade que Arjen adquirira nesse hiato de 8 anos, trabalhando com seus outros projetos, e temos um disco bem mais rico e coeso que o anterior, que já era excelente.

Todas as músicas do disco são muito boas, mas fica impossível não destacar "Digital Rain", com seus riffs cortantes e um fantástico trabalho vocal, "Cassandra Complex", um quase hard rock onde a temática do disco é ainda mais vincada, mostrando a luta de um homem e uma mulher pela vida de seu planeta, e a derradeira "It All Ends Here", que tem ares do Ayreon, com diversos andamentos e sonoridades e uma atmosfera densa e pesada, sem perder o dinamismo ao longo de seus mais de 9 minutos.

Victims Of The Modern Age é um disco completo e com excelentes composições, tanto liricamente quando instrumentalmente, e cheio de diversidade. O instrumental aliás se mostra muito competente, com uma base forte e uma atmosfera espacial que reforça ainda mais o lirismo das músicas. Se você gosta dos projetos de Arjen ou de metal progressivo, este disco é um prato cheio.

Download

Tracklist:
1. Down The Rabbit Hole
2. Digital Rain
3. Earth That Was
4. Victim Of The Modern Age
5. Human See, Human Do
6. 24 Hours
7. Cassandra Complex
8. It’s Alive, She’s Alive, We’re Alive
9. It All Ends Here

1 comentários:

Obrigado ! Eu tava louco atras desse álbum... parabéns pelo blog !

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More