terça-feira, 22 de novembro de 2011

Álbum da semana: Truck Turner - Isaac Hayes


Por Gabriel Albuquerque

Na década de 1970 os negros não tinham muitos motivos para se comemorar. O racismo tinha sido abolido das leis na década anterior, mas culturamente a xenofobia e o preconceito continuavam fortes. Além disso, eles ainda enfretavam empregos árduos e mal-remunerados e foram obrigados a viver em áreas pouco convidativas que serviram de maternidade para as gangues de criminosos e o tráfico de drogas. Mesmo assim, os negros sempre encontravam formas de se divertir. Uma das que se destaca é o cinema, que foi desenvolvido em uma tendência chamada blaxpoitation.

Os filmes de blaxpoitation era feitos especialmente para os negros, que compunham não apenas o público, mas também o elenco principal. Além de muita ação, balas e perseguições, o blaxpoitation também chamava atenção pela sua trilha sonora, composta por funk, soul e outros derivados da black music.

Isaac Hayes foi o principal trilheiro do movimento. Foi ele quem compôs a música de Shaft, um dos primeiros filmes do estilo. O disco duplo gracado por Hayes para servir de trilha sonora ganhou um prêmio Oscar, ficou por duas semanas no topo da parada da Billboard e até hoje é considerado um álbum essencial.

Mas a carreira de trilheiro de Isaac Hayes não ficou só em Shaft. Em 1970 gravou a trilha de outro blaxpoitation: Truck Turner. E ainda faz o papel principal do caçador de recompensas de mesmo nome. Diferentemente de Shaft, em Truck Turner Isaac Hayes se permitiu ter uma ajuda extra. Ele compôs, arranjou produziu e tocou quase todos os instrumentos. A ajuda só veio mesmo para gravar a seção de cordas, tarefa dada à Orquestra Sinfônica de Memphis, conduzida por Johnny Allen (que também deu uma força nos arranjos) e também por Isaac.

É impossível resistir ao golpe de bateria no funk-rock de ''Breakthrough'', sustentado por uma firme seção rítmica, é uma das melhores do álbum. Outros destaques são ''Now're One'' e ''We Need Each Other Girl'' são belas faixas instrumentais onde o saxofone lidera, enquanto que nas pedradas ''Persuit Of The Pimpmobile'' e ''Hospital Shootout'' é o baixo quem lidera, criando um som demolidor e consistente.

Há alguns pastiches que não se sustentam sem o acompanhamento das imagens (algo bastante recorrente em trilhas sonoras), como ''The Duke'' e ''Dorinda's Party'' mas felizmente esses momentos são poucos. E por mais que Truck Turner esteja longe do nível de Shaft, é um ótimo momento na extensa discografia de Isaac Hayes, e tamém uma prova de seu multi-talento.

DOWNLOAD

Tracklist:

1. Main Title Truck Turner
2. House Of Beauty
3. Blues Crib
4. Driving In The Sun
5. Breakthrough
6. Now We're One
7. The Duke
8. Dorindas Party
9. Pursuit Of The Pimpmobile
10. We Need Each Other Girl
11. A House Full Of Girls
12. Hospital Shoutout
13. You're In My Arms Again
14. Give It To Me
15. Drinking
16. The Insurance Company
17. End Theme

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More