sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pearl Jam (Vila Capanema, Curitiba, 09/11/11)


Após uma espera de seis longos anos, eis que o Pearl Jam finalmente retorna para sua segunda turnê na América do Sul. A banda realizou na última Quarta-feira, em Curitiba, o quarto de uma série de cinco shows no Brasil que fazem parte da turnê comemorativa de 20 anos de carreira da banda.

Com a Pedreira Paulo Leminski, onde a banda se apresentou em 2005, interditada, Curitiba está sendo obrigada a buscar novas alternativas para a realização de shows de grande porte. O local escolhido foi o Estádio Durival Britto e Silva, popularmente conhecido como Vila Capanema, ao qual se mostrou uma boa opção levando em conta o fácil acesso e a boa visão que pode-se obter nas arquibancadas. Uma escolha muito melhor do que o estacionamento do Expotrade, em Pinhais, onde os grandes shows da região estavam sendo realizados ultimamente.

Após uma tarde bastante quente e ensolarada, a banda americana X subiu ao palco no início da noite para o show de abertura enquanto o estádio ainda enchia aos poucos. Liderado por John Doe, o grupo é um dos mais influentes da cena Punk Rock californiana das décadas de 70 e 80, sendo que dois de seus álbuns, "Los Angeles" (1980) e "Wild Gift" (1981) figuram na lista dos "500 melhores álbuns de todos os tempos" da revista Rolling Stone. Em contrapartida, a banda era pouco conhecida pelo público que quase não se empolgou com o show do grupo. Porém tudo mudou de repente quando Eddie Vedder subiu ao palco para cantar a música Devil Doll ao lado do X. O grande erro da banda foi encerrar o show logo em seguida, pois foi o único momento em que o público realmente prestou atenção no show e poderiam ter aproveitado a empolgação da plateia para mostrarem mais do seu trabalho.

Com ingressos esgotados para todos os setores, exceto a "Pista 2", o Pearl Jam subiu ao palco pouco depois das 21 horas e não perdoou, abrindo o show logo com o petardo Go. A apresentação seguiu com uma sequência bastante energética com Arms Aloft, Animal, a nova Olé e Why Go. Eddie Vedder saudou o público em português com seu sotaque arrastado, "Hoje foi um dia lindo e esta noite vai ser mais incrível ainda" disse ele. Dito e feito, logo em seguida a banda presentou os fãs com o clássico Eldery Woman Behind The Counter In A Small Town.

Os shows do Pearl Jam são conhecidos não só pela performance, mas também pelo fato da banda nunca repetir os repertórios, ou seja, todo show é único e não há como prever o que será tocado, causando sempre um agradável suspense. A primeira parte do setlist teve ao todo 18 músicas, incluindo canções bastante conhecidas e apreciadas pelo público como Corduroy, Given To Fly e Even Flow, todas infalíveis ao vivo, sendo quase impossível resistir à cantá-las. Algumas surpresas nessa primeira parte do show foram Dissident, In Hiding e Red Mosquito, além de Setting Forth, música do primeiro álbum solo de Eddie Vedder e que foi logo emendada com Not For You, do álbum "Vitalogy" (1994). O show seguia sem problemas e com uma boa qualidade de som, porém durante Got Some e Worldwide Suicide o som começou a embolar e o áudio dos vocais praticamente sumia em alguns rápidos instantes, mas nada que realmente comprometesse. O clássico Porch, em uma versão estendida, encerrou a primeira parte do show.
Pôster oficial do show

A banda saiu do palco e não demorou para retornar e iniciar o primeiro bis da noite com a acústica Just Breathe, do álbum mais recente do grupo, "Backspacer", lançado em 2009. A execução da belíssima Off He Goes foi um dos melhores momentos do show, porém a maior surpresa da segunda parte da apresentação foi sem dúvida alguma Breath, que ficou espremida entre duas músicas de "Backspacer", Unthought Known e Supersonic. O Pearl Jam encerrou a segunda parte do show com dois clássicos absolutos de "Ten" (1991): Black e Jeremy, as duas foram tranquilamente o momento mais emocionante da noite.

Uma parcela da plateia que não sabia como funcionam os shows da banda começou a deixar o estádio, mas acabou voltando correndo quando viram Eddie Vedder no palco pronto para mais. Durante Better Man o músico, como de praxe, deixou o público cantar sozinho o primeiro verso e refrão da música, logo em seguida os fãs soltaram vários balões vermelhos proporcionando um belíssimo efeito. A apresentação ainda teve direito à dois covers, Leaving Here (Holland–Dozier–Holland) e Baba O'Riley (The Who), e à trilogia Footsteps (outra agradável surpresa), Once e Alive. O público não era completamente frio e nem um dos mais energéticos, porém a figura mudou durante Alive quanto a empolgação chegou ao ápice, com direito à "coreografia" ensaiada do público durante o solo. Se o clima já estava bom, ficou ainda melhor quando Eddie desceu do palco e foi cumprimentar os fãs. Yellow Ledbetter fechou o show com chave de ouro e novamente com os fãs soltando balões, dessa vez amarelos. Em certo momento, Mike McCready ficou segurando um dos balões e tocou o solo apenas com uma mão.

Com mais de duas horas e meia de apresentação e com o setlist mais longo da turnê brasileira até o momento, o Pearl Jam realizou uma apresentação praticamente impecável e completamente sem frescuras e estrelismo, apenas subiram no palco e fizeram um longo e excelente show, algo que deveria servir de exemplo para muitas bandas por aí. Demonstraram um enorme respeito para com o público e energia, mesmo após 20 anos de carreira, além de um enorme carisma, mostrando que realmente queriam tocar e que estavam se sentindo muito bem encima do palco. Um show acima da média e memorável para todos os presentes. Fica agora a torcida para que não demorem tanto para retornarem ao Brasil.

Setlist:
01. Go
02. Arms Aloft
03. Animal
04. Olé
05. Why Go
06. Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town
07. Corduroy
08. Given To Fly
09. Dissident
10. The Fixer
11. Even Flow
12. In Hiding
13. Setting Forth
14. Not For You / Modern Girl
15. Red Mosquito
16. Got Some
17. World Wide Suicide
18. Porch
---------------------------------------
19. Just Breathe
20. Off He Goes
21. Unthought Known
22. Breath
23. Supersonic
24. Black
25. Jeremy
----------------------------------------
26. Better Man / Save it for Later
27. Leaving Here
28. Footsteps
29. Once
30. Alive
31. Baba O'Riley
32. Yellow Ledbetter

_________________________
Imagem: Virgula

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More