domingo, 20 de novembro de 2011

Review: Riot - Immortal Soul


Por Rodrigo Luiz

E enfim, após 21 anos, a formação que lançou clássicos como Thundersteel e The Privilege Of Power está de volta. Immortal Soul é o mais novo disco do Riot, e registra essa volta da formação favorita da maioria dos fãs da banda - com a volta de Tony Moore nos vocais e do guitarrista Mike Flyntz - em grande estilo.

O disco agradará os novos e os velhos fãs da banda, pois ele remete imediatamente aos clássicos citados e passeia pelos diversos estilos que o som do grupo americano abrange, indo do speed metal ao hard rock melódico. Velocidade, potência, guitarras virtuosas, vocais agudos, coros, melodias cativantes... o disco tem todas as características que fez de Thundersteel o maior clássico da banda. Mas, apesar desse saudosismo evidente, o trabalho consegue soar fresco e muito bem adaptado aos novos tempos.

A acelerada e nostálgica "Riot" já começa o play cheia de energia, mostrando o speed metal que consagrou essa formação, com as palhetadas super-rápidas da dupla Mark Reale e Mike Flyntz, e Tony Moore cantando lá em cima. "Wings Are For Angels" e "Sins Of The Father" segue essa linha, a segunda numa levada mais tradicional, lembrando muito o heavy metal britânico dos anos 80. "Still Your Man" é um verdadeiro petardo, repleto de melodias sensacionais e excelentes harmonias vocais. "Fall Before Me" é mais cadenciada, e em alguns momentos tem contornos épicos, assim como a liricamente poderosa "Crawling", onde Tony Moore mostra que não perdeu nenhum pouco da força nos seus agudos.

A faixa-título e "Whiskey Man" também merecem destaque. "Immortal Soul" tem um refrão pegajoso ao extremo, além de boas melodias e coros, e "Whiskey Man" é um hard rock melódico bem divertido, também com um refrão viciante.

Immortal Soul é um herdeiro legítimo de Thundersteel. Cada nota do álbum é repleta de energia e vigor e mostra o que o Riot tem de melhor, aliando peso, melodia, e virtuosidade na dose certa, com muita criatividade. Certamente irá elevar a carreira da banda ao nível de notoriedade que ela sempre mereceu e acabar de vez com o incompreensível reconhecimento apenas cult e underground. Um disco para inspirar as futuras gerações do heavy metal.

  

Nota 9,0

Tracklist:
01. Riot
02. Still Your Man
03. Crawling
04. Wings Are for Angels
05. Fall Before Me
06. Sins of the Father
07. Majestica
08. Immortal Soul
09. Insanity
10. Whiskey Man
11. Believe
12. Echoes

1 comentários:

Riot é uma banda Top, mesmo não tenho reconhecimento que merece. O "Immortal Soul" é um diamante! No futuro será lembrado como sendo um grande clássico do Metal, o resto é conversa! Tony Moore é um ET, a voz do cara parece vinho, quanto mais velho, melhor a sua performance! E o Mark Reale é um dos meus guitarristas preferidos! Sempre inspirado!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More